PNL - MAPAS MENTAIS E COMUNICAÇÃO EFICAZ.

Escritor Paul F. Milcent

A Programação Neurolinguística é uma técnica científica voltada a atingir objetivos e à realização de sonhos.

CONCEITOS INICIAIS: A todo momento somos programados e influenciados pelo meio. Podemos, porém, também nos autoprogramarmos. Tudo o que somos, que fazemos e o nosso destino é regido ou passa, em conformidade com os nossos paradigmas pessoais, por nosso sistema neural. A autoprogramação pode ser feita também por verbalizações, inclusive interiores. Isto é, nos programamos também através de nossa conversação interior e silenciosa conosco mesmos. O sistema neural é programado através de estímulos visuais, sonoros ou cinestésicos (sentir, cheirar, experimentar) quer advindos do meio, quer imaginados pelo próprio indivíduo. O que se vê, se ouve e se sente, passa a existir em nosso mundo interior e influenciar nossas próximas vivências.

LINGUAGEM: É uma representação simbólica que emprega signos, de uma experiência subjetiva (que passou pelos sentidos) mais profunda e complexa. Para a boa comunicação entre indivíduos é necessária a compatibilidade entre as representações simbólicas de cada um.

NÚMENO E FENÔMENO: O filósofo Immanuel Kant no século XVIII, conceituou o Númeno, a realidade, e o Fenômeno, como cada um percebe a realidade. Seus conceitos são constatados e aceitos por inúmeros ramos da ciência moderna. Deste modo há a realidade exterior e há como percebemos tal realidade. As duas coisas são sempre bem diferentes. A realidade exterior é decifrada e ingressa em nosso mundo interior através de imagens, sons e sensações.

PNL- Mapas Mentais e Comunicacao Eficaz. Escritor Paul F. Milcent
MAPA MENTAL: Graças às nossas vivências, possibilitadas por nosso sistema sensorial, construímos progressivamente o que pode ser chamado de mapa mental. Tal mapa será sempre imperfeito, pois a realidade é sempre diferente daquilo que percebemos dela. No entanto, quanto melhor o mapa pessoal, maior será a liberdade individual e maior será a capacidade de realização dos objetivos pessoais. Daí a importância do aperfeiçoamento de um mapa mental, mesmo que sabido de antemão como imperfeito.

MAPAS INADEQUADOS: Mapas mentais nebulosos criam insegurança e dificuldades nas realizações pessoais. Mapas contendo monstros, ou abismos, ou fronteiras rígidas ou ainda territórios tabus e inacessíveis cerceiam a liberdade individual. Mapas escuros e negros paralisam. Mapas em cinza ou em preto e branco deprimem. As cores, o detalhamento, o tamanho e a nitidez do mapa mental de cada um podem ser influenciadas através das técnicas da PNL.

COMUNICAÇÃO EFICAZ: A comunicação, conosco mesmos ou com outros, silenciosa ou audível, é ferramenta de influencia, programação e de alteração dos mapas mentais. Uma comunicação clara torna os mapas mais nítidos. A comunicação inteligente flexibiliza e remove barreiras e aumenta a liberdade pessoal.

FILTROS MENTAIS: Os filtros mentais recebem os estímulos sensoriais e pioram sua qualidade antes que contribuam para a formação do mapa mental. Remover e minimizar a ação dos filtros acarreta na melhoria da qualidade do mapa mental. A técnica básica para a derrubada de filtros é a socrática de elaboração de perguntas a si mesmo ou ao outro. São classificados em três modalidades, cada uma com várias subclassificações.
Abaixo, a denominação do filtro, uma frase limitante ou nebulosa de exemplo e o tipo de pergunta para esclarecimento e desbloqueio.

PNL- Mapas Mentais e Comunicacao Eficaz. Escritor Paul F. Milcent
I- FILTROS TIPO OMISSÃO:

I.1- Omissão Simples: (Algo de importante é omitido da frase.) Exemplo de frase ou pensamento inadequado: 'Me sinto magoado.' Pergunta de esclarecimento: Porque...?

I.2- Índice Referencial não Especificado: (Houve uma ação mas não há clareza de quem executou e quem foi afetado.) 'Me prejudicaram.' Exatamente o que foi feito e por quem?

I.3- Verbo não Especificado: (Houve uma ação mas não há clareza de como foi feita.) 'Joana me sustenta.' Como especificamente?

I.4- Nominalização: (Uma afecção emocional é tratada como algo concreto.) 'Eu estou preso.' Questione para maior esclarecimento, transformando a afirmação concreta em afecção emocional. Porque você se sente preso? O que é necessário para que você se sinta livre?

I.5- Comparação: (Uma comparação é efetuada mas o critério para comparação não está claro.) 'Não está bom.' Comparado com o que?

I.6- Julgamento: (A afirmação tem um julgamento embutido.) 'É bom. È mau. É errado. É certo. É verdade. É falso. É útil. É inútil. Deve. Não deve.' Quem julga assim? Por qual padrão? Porque e como...? Juízos de valor possuem base lógica consistente em mapas mentais de boa qualidade.

PNL- Mapas Mentais e Comunicacao Eficaz. Escritor Paul F. Milcent
II- FILTROS TIPO GENERALIZAÇÃO:

II.1- Operadores Modais de Necessidade: (Limites impostos por necessidades racionalmente não fundamentadas.)'Devo. Não devo. Tenho de. Não tenho de. Sou obrigado a. Não sou obrigado a.' O que explica ou justifica? O que acontece caso a conduta seja contrária? Mapas mentais de qualidade apresentam limites flexíveis ou pelo menos bem fundamentados.

II.2- Operadores Modais de Possibilidade: (Limites impostos por regras racionalmente não fundamentadas.)'Posso. Não posso. Possível. Impossível.' O que impede? E se fosse possível, como seria?

II.3- Quantificadores Universais: (Expressões generalizadas tratadas como regras universais, sem exceções.) 'Isto sempre acontece.' Interrogue o quantificador: Sempre? Nunca? Todos?...

III- FILTROS TIPO DISTORÇÃO:

III.1- Leitura Mental: (Supor conhecer o estado interior.) 'Sei porquê está zangado.' Como exatamente você sabe que...?

III.2- Causa e Efeito: (Supor que o comportamento de um, causa automaticamente um comportamento ou sentimento em outro.) ' O jeito dele me aborrece.' Como exatamente 'isto' causa 'aquilo'? Alguma vez 'isto' não ocasionou 'aquilo'?

III.3- Equivalência Complexa: (Duas afirmações, em geral de níveis neurais diferentes, são consideradas sinônimas ou consequentes.) 'É uma boa Empresa. Paga excelentes salários.' De quais modos 'isto' significa 'aquilo'?

III.4- Pressuposição: (Quando uma suposição limitadora está implícita na afirmação.) 'Quando você ficar mais velho, vai entender isto.' O que leva a acreditar que...?

VIGILÂNCIA: É conveniente prestar atenção na comunicação interior e interpessoal, minimizando as consequências como padrões limitadores da ação humana. PNL- Mapas Mentais e Comunicacao Eficaz. Escritor Paul F. Milcent


FRASES DE NEGAÇÃO: Como 'Eu não vi um elefante branco voando.' A mente humana num primeiro instante imagina o que está sendo negado e somente depois disso é capaz de negar o fato. Entretanto o que se pretendeu negar já foi criado pela mente e exerce alguma influência de programação. Consequentemente, na prática, frases de negação atuam como se fossem frases de afirmação.

MAPAS E OBJETIVOS: Não se pode melhorar um mapa que não existe. Apenas uma direção já é um mapa rudimentar. Na caminhada, as vivências fazem com que o mapa mental se torne mais detalhado. Caminhe e o caminho se abrirá. Mapas mentais de melhor qualidade oferecem um maior número de opções de rota a serem comparadas e escolhidas em conformidade com os padrões pessoais de prazer e dor. Apresentam limites mais lógicos e claros. Dão uma melhor ideia dos riscos e dos prêmios. O questionamento dos filtros mentais é um processo de derrubada de limites. Um aumento de opções e de liberdade individual.

Para saber mais: PNL - Teoria, Técnicas e Ferramentas da Programação Neurolinguística. José Zaib e Mário Jorge Chagas. Editora Wak. 2.012. 135 páginas. ISBN 978-85-7854-190-3.

Em 23 de janeiro de 2017.

Paul Fernand Milcent
Um seu amigo.

Terei prazer em atendê-lo(a) e ficarei feliz em receber suas críticas, consultas ou comentários.
Envie E-mail para milcentgaleria@milcentgaleria.net ou paul@paulfmilcent.net
Use o WhatsApp para (41) 98823-0505

Paul Fernand Milcent é Artista Plástico com mais de 100 obras executadas; Professor Universitário de Ética e Engenharia, tendo auxiliado na formação profissional e pessoal de mais de 2.500 jovens; Escritor de inúmeros textos e de 3 livros; Engenheiro Químico e Mestre - um forno cerâmico projetado, construído e em operação; Músico e Compositor.











Obrigado por sua visita!