PNL - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Escritor Paul F. Milcent

PNL-Programacão Neurolinguistica. Escritor Paul F. Milcent

I- Uma percepção inicial.

Estou estudando a PNL. Fiquei muito bem impressionado por este ramo da ciência. Costumo desejar felicidade e a realização dos bons sonhos àqueles que tenho o privilégio de ter dentro de minha zona de influência. A PNL é uma técnica científica voltada à realização de sonhos. Segue uma primeira visão geral; um presente carinhoso aos amigos.

PROGRAMAÇÂO: Somos programáveis; influenciáveis. A todo momento somos programados e influenciados pelo meio. Podemos, porém, selecionar os estímulos aos quais nos exporemos e que fatalmente nos influenciarão. Podemos também nos autoprogramar. Como todos nós somos continuamente influenciados pelo meio, melhor sermos pelo menos em parte influenciados por nós mesmos, segundo nossos próprios interesses e objetivos.

NEURAL: Do ponto de vista materialista, tudo o que somos, que fazemos e o nosso destino é regido por nosso sistema neural. Do ponto de vista espiritualista, tudo que ocorre nos níveis espirituais, passa por nosso sistema neural. Tudo que ocorre no mundo físico passa por nosso sistema neural e é condicionado por seus mecanismos.

LINGUÍSTICA: Faz alusão a uma pequena parte desta vasta ciência. A autoprogramação pode ser feita também por verbalizações, inclusive interiores. Isto é, nos programamos também através de nossa conversação interior e silenciosa conosco mesmos.

COMO FUNCIONA UM EQUIPAMENTO PROGRAMÁVEL: Uma vez que um programa é bem feito e o equipamento é bom, o objetivo é sempre alcançado. Sabidamente o sistema neural humano é muitíssimo potente. Inúmeras soluções são alcançadas em nível inconsciente. O meio ambiente onde o ser humano se encontra é extremamente plástico. As pessoas normalmente estão muito mais empenhadas em perturbar as suas próprias existências e muito pouco a de outras. Os outros dificilmente vão dificultar as suas metas, desde que você não dificulte as delas. Exceções como ladrões; legisladores e policiais de trânsito existem. No entanto as dificuldades nestes casos em geral são raras e facilmente contornáveis.

COMO O SISTEMA NEURAL É PROGRAMADO: Por estímulos visuais, sonoros e cinestésicos (sentir, cheirar, experimentar). O que se vê, se ouve e se sente, passa a existir em nosso mundo interior e influenciar nossas próximas vivências. Há a realidade exterior e há como percebemos tal realidade. As duas coisas são sempre bem diferentes. A realidade exterior é decifrada e ingressa em nosso mundo interior através de imagens, sons e sensações. Importante: nosso sistema neural pode criar através da imaginação, imagens, sons e sensações que exercem exatamente os mesmos efeitos em nosso mundo interior, como aqueles estímulos que não são criados por nós mesmos.

COMO PROGRAMAR O SISTEMA NEURAL: Pela vontade: querer. E pela emoção: se envolver e emocionar. E pela experimentação: imaginar.

PNL-Programacão Neurolinguistica. Escritor Paul F. Milcent
IMAGINAÇÂO: É o grande lance da PNL. Qualquer coisa que se imagina vendo, qualquer coisa que se imagina ouvindo, qualquer coisa que se imagina sentindo é verdade para o cérebro. Se esta experiência aconteceu no passado, será intensificada e seus efeitos sobre o nosso comportamento serão potencializados. Caso não tenha acontecido ainda, o seu sistema assume como um problema a resolver; isto é, a concretizar.

PRECAUÇÔES: Se você se imaginar um mártir, se tornará um mártir. Caso se imagine infeliz ou aprisionado, se tornará infeliz e aprisionado... Deve se ter muito cuidado ao usar as potentes técnicas da PNL.

Para saber mais: PNL - Teoria, Técnicas e Ferramentas da Programação Neurolinguística. José Zaib e Mário Jorge Chagas. Editora Wak. 2.012. 135 páginas. ISBN 978-85-7854-190-3.

Em 20 de janeiro de 2017.

Paul Fernand Milcent
Um seu amigo.

Terei prazer em atendê-lo(a) e ficarei feliz em receber suas críticas, consultas ou comentários.
Envie E-mail para milcentgaleria@milcentgaleria.net ou paul@paulfmilcent.net
Use o WhatsApp para (41) 98823-0505

Paul Fernand Milcent é Artista Plástico com mais de 100 obras executadas; Professor Universitário de Ética e Engenharia, tendo auxiliado na formação profissional e pessoal de mais de 2.500 jovens; Escritor de inúmeros textos e de 3 livros; Engenheiro Químico e Mestre - um forno cerâmico projetado, construído e em operação; Músico e Compositor.











Obrigado por sua visita!