Biografia do Artista Plástico Paul F. Milcent.

Paul Fernand Milcent nasceu em Curitiba, no Estado brasileiro do Paraná em 9 de fevereiro de 1957. Seu avô paterno é cidadão francês.
Biografia do Artista Plastico Paul F. Milcent_3
Os ascendentes de sua mãe pertencem a uma próspera e bem sucedida família, de origem portuguesa, dentre outras.

Milcent considera que as características culturais originárias da Europa contribuem fortemente para o rótulo do ser humano como 'homo faber'. Que as pessoas impregnadas de tal carga cultural, tendem a realizar atividades num muito amplo espectro de ações. Esta característica pessoal, portanto, seria devida a sua herança ancestral.

Os pais, após um período inicial financeiro difícil, ascenderam economicamente de modo notável, o que permitiu a Paul, o acesso amplo a meios e materiais, dando-lhe assim plenas possibilidades e liberdade de vazão de sua criatividade. Neste período de ascensão, acompanhou os trabalhos na empresa de artefatos de ferro do pai, Paul A. D. Milcent, Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Dentre outras possibilidades, cursou formalmente música por cerca de 6 anos.

A mãe Dilah, desde a juventude esteve envolvida com as artes, tanto visuais quanto sonoras. Ela, no início da década de 1980, realizou formalmente os cursos de Artes Plásticas e Desenho, na tradicional Escola de Belas Artes do Paraná. Milcent, acompanhando, observando e executando trabalhos em sua companhia, tanto em classe quanto fora dela, teve a oportunidade de adquirir vivências enriquecedoras no campo artístico.

Por esta época Paul F. Milcent, na juventude, pintou seus primeiros quadros e elaborou suas primeiras esculturas.
Biografia do Artista Plastico Paul F. Milcent_2
A obra de maiores dimensões de Dilah Cunha Milcent, pode ser visualizada em painel, no Museu do Expedicionário do Paraná.



Seu pai ascendeu profissionalmente, ocupando cargos de direção, tanto em Empresas de controle acionário público quanto no Serviço Público Estadual, dedicando parte de seu tempo de lazer às suas propriedades rurais.

Neste período, Paul F. Milcent também cursava a graduação em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná. O concurso de seleção no qual foi aprovado, foi o primeiro e último em âmbito nacional, no qual uma das provas era específica para medir habilidades intelectuais. Não havia sistema de cotas; os mais aptos eram os selecionados. Também teve a oportunidade de cursar formalmente disciplinas de Desenho.

Por um curto período se dedicou a sua empresa de Fornos Cerâmicos Elétricos, utilizando a inovadora opção na época, do emprego de mantas refratárias. Logo depois ingressou como Professor Universitário naquela instituição.

Tal opção, associada à legislação brasileira vigente para professores do ensino público federal, na prática impediram qualquer outra atividade exceto aquelas estritamente associadas ao ensino. O obedecimento de tais normas e esta opção cercearam notavelmente sua criatividade, seu desenvolvimento econômico e a capacidade de adquirir experiência e vivência profissional inclusive de Engenharia.
Biografia do Artista Plastico Paul F. Milcent_4
Milcent considera tal legislação um entrave fantástico ao desenvolvimento tecnológico e ao ensino técnico no Brasil.



A partir da primeira década deste século, conceituando ser muito mais relevante aos seus alunos, uma formação humanística, como pessoas realizadas e felizes e a partir de conhecimentos e vivências anteriores, começou a introduzir nas disciplinas técnicas que ministrava, conhecimentos específicos para o bem viver. Um pouco depois criou e ministrou disciplinas específicas de Ética para Engenharia.

Ao longo dos 35 anos de atuação na Universidade Federal do Paraná, dentro da conjuntura e dos meios disponíveis, colaborou com a formação profissional e pessoal de mais de 2.500 estudantes de diversos cursos, foi homenageado por diversas turmas em solenidades de formatura, ocupou várias funções administrativas, atuou como Conselheiro do CREA-PR, é portador de Certificado de Serviços Relevantes Prestados a Nação, ministrou diferentes disciplinas de nível superior, escreveu 3 livros, apostilas, e inúmeros textos técnicos e não técnicos.

Em 2012, angustiado pela prisão legal e financeira na qual se encontrava e observando uma brecha na legislação, a qual permitia aos professores federais a realização de atividades de cunho cultural, passou a se dedicar com maior afinco a área artística. Em 2013, graças às suas habilidades de programação de computadores, criou e lançou na internet, a Empresa Galeria de Arte Milcent, dedicada a expor e comercializar suas obras de arte. Antes disto montou, possibilitado pela disponibilidade de espaço, um amplo atelier em sua propriedade.

Membro de Associação de Classe, graças ao reconhecimento dos pares e frente ao disposto na legislação brasileira, pode usar legalmente os títulos de Artista e de Artista Plástico. No entanto, como usual, seu acervo de mais de 100 trabalhos falam eloquentemente por si.

Biografia do Artista Plastico Paul F. Milcent_1



Parte de suas obras segue um estilo lançado por ele mesmo e que tem sido denominado por 'Intraprojeção'. A Intraprojeção é uma modalidade da Abstração Lírica/ Expressionismo Abstrato, na qual o artista emprega técnica de execução que favorece a emergência e representação de conteúdos do inconsciente individual e coletivo. Pelo que Milcent tem observado, outros artistas plásticos renomados também empregam este novo estilo.

Paul F. Milcent é casado a mais de 30 anos com Dione Maria Silveira Milcent, Psicóloga, e é pai de Paul André Alain Milcent, Médico Ortopedista.

Em 22 de janeiro de 2017.

Paul Fernand Milcent
Um seu amigo.

Terei prazer em atendê-lo(a) e ficarei feliz em receber suas críticas, consultas ou comentários.
Envie E-mail para milcentgaleria@milcentgaleria.net ou paul@paulfmilcent.net
Use o WhatsApp para (41) 98823-0505











Obrigado por sua visita!